Angiospermas

  As angiospermas são plantas caracterizadas principalmente pela produção de flores e frutos. São de extrema importância para o meio ambiente, sendo o grupo mais variado do Reino Plantae, com cerca de 250 mil espécies existentes (aproximadamente 90% das plantas). Sua estrutura é formada por caule, raiz, folha, fruto e semente, sendo suas flores as principais responsáveis pela sua reprodução. 
  Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário após a fecundação, onde ocorrem transformações que podem ser descritas como a modificação do ovário em um fruto, podendo dizer-se também que os óvulos se tornam sementes. As angiospermas são um grupo muito diverso, havendo plantas que podem ser até mesmo parasitas, e devido ao grande grupo de exemplares é comum agruparmo-as em dois grandes grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. 

Exemplos de angiospermas:


Verbena rigida Spreng.*
Características científicas:
Reino: Plantae*
Clado: angiospérmicas*
Clado: dicotiledóneas*
Ordem: Lamiales*
Família: Verbenaceae*
Género: Verbena*
Espécie: V. rigida*


 Melia azedarach L.*
Características cientificas: 
Reino: Plantae*
Divisão: Magnoliophyta*
Classe: Magnoliopsida*
Ordem: Sapindales*
Família: Meliaceae*
Género: Melia*
Espécie: M. azedarach*

  Algumas outras características notáveis desse grupo de plantas é a produção de órgãos de suporte que sustentam a planta (tais como o pedúnculo e o receptáculo), a existência de órgãos de proteção que protegem o sistema reprodutor (o cálice e a corola), e os órgãos de reprodução (androceu e gineceu)
  Abaixo está esquematizado o processo de reprodução das angiospermas, um dos mais complexos dentre as plantas.


Esquema do processo de reprodução das angiospermas.
Fonte: Angiospermas (2019)
 

  As angiospermas apresentam algumas semelhanças com as gimnospermas, como por exemplo, a produção de sementes. Porém elas se diferem pois as angiospermas possuem a estrutura do fruto envolta da semente. Como já mencionado, as sementes e os frutos são resultados das flores, a partir do processo de fecundação. A característica de produzir flores recebe o nome de "fanerógamas".
  Nas angiospermas, o gametófito masculino é o grão de pólen, a partir do qual se estabelece o tubo polínico, que permite uma fecundação independente da água do ambiente. Já o gametófito feminino é chamado de saco embrionário, que se desenvolve no interior do óvulo.



Fontes:

* A identificação dos nomes científicos atribuídos às plantas foi realizada por meio de um aplicativo de identificação de plantas, sendo ele Plant Net.

WIKIPEDIA (Org.). Melia azedarach. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Melia_azedarach>. Acesso em: 20 out. 2019.

WIKIPEDIA (Org.). Verbena Rigida. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Verbena_rigida>. Acesso em: 20 out. 2019.

VIRTUOUS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Angiospermas: Flores e frutos: aquisições evolutivas. Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php>. Acesso em: 20 nov. 2019.

RASIL ESCOLA. Angiospermas. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/angiospermas.htm>. Acesso em: 20 nov. 2019.

ANGIOSPERMAS. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/biologia/botanica/angiospermas>. Acesso em: 20 nov. 2019.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pteridófitas

Gimnospermas

Monocotiledôneas e Dicotiledôneas