Pteridófitas

  As pteridófitas são plantas portadoras de xilema e floema, os vasos condutores responsáveis pelo transporte de seiva e matéria orgânica ao longo da estrutura da planta. Por essa condição são nomeadas de plantas vasculares, ou ainda, traqueófitas. Os vasos condutores são formados por células modificadas, que por sua vez transportam água e saís minerais da raízes para as folhas (xilema), e a matéria orgânica produzida nas folhas para o resto do corpo(floema).Os vasos condutores são responsáveis por aumentar a eficiência do transporte dos nutrientes, formando tecidos resistentes que servem de sustentação para a estrutura da planta. Entre as pteridófitas estão a samambaia e cavalinha.

  A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Durante a época de reprodução, na superfície inferior de suas folhas são formados pequenos "pontinhos" escuros, os chamados soros, neles estão contidos os esporângios, órgãos produtores de esporos. 

Samambaia com soros maduros
Dryopteris filix-mas*

Samambaia com soros em fase de desenvolvimento
Dryopteris filix-mas*

Fontes:

*A identificação dos nomes científicos atribuídos às plantas foi realizada por meio de um aplicativo de identificação de plantas, sendo ele Plant Net.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Pteridófitas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pteridofitas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2019.

CIÊNCIAS, Só. Pteridófitas: Reino das Plantas. 2008-2019. Só Biologia. Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/pteridofitas.php>. Acesso em: 20 nov. 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gimnospermas

Monocotiledôneas e Dicotiledôneas